segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ENCONTRO COM O ARTISTA (MARCELO D´SALETE)

.
Para celebrar o lançamento da edição 04 da revista O MENELICK 2º ATO – Afrobrasilidades & Afins, a publicação, em parceria com o Ateliê OÇO, promove entre os dias 19 de fevereiro e 19 de março o evento O MENELICK 2º ATO no OÇO.
.
Além de abrigar o lançamento oficial da revista, que aconteceu no último sábado (19), O MENELICK 2º ATO no OÇO também marca o início da temporada de exposições (com obras do fotógrafo Wagner Celestino e do quadrinista Marcelo D´Salete) e debates do Ateliê.
.
Neste sábado (26), às 16h, acontece a primeira rodada de discussões em torno da produção artística contemporânea afro-brasileira. O convidado da vez é o quadrinista Marcelo D´Salete, que será sabatinado pelo jornalista Nabor Jr. e pelo crítico de arte e curador Alexandre Bispo.
.
.
.
O MENELICK 2º ATO NO OÇO
ENCONTRO COM O ARTISTA (MARCELO D´SALETE)
Dia 26 de fevereiro (Sábado), às 16h.
Entrada gratuita.
.
ATELIÊ OÇO
Praça Carlos Gomes, 115, Liberdade.
.
.
.
+
www.atelioco.com.br
www.omenelicksegundoato.blogspot.com
.
.
.
.
.
.
.
.
MARCELO D´SALETE
Professor, pesquisador, designer gráfico, ilustrador, desenhista e roteirista de HQ´s, o multifacetado Marcelo D´Salete já teve suas histórias em quadrinhos publicadas em expressivas revistas do gênero, como a universitária Quadreca, a eslovaca Stripburger, a argentina Suda Mery k! e as brazucas Front, Graffiti, Contos Bizarros e +Soma.
.
Um dos seus trabalhos mais aclamados pela crítica, o livro Noite Luz, lançado em 2008, foi indicado como um dos 100 melhores quadrinhos da década pelo site argentino Comiqueando.
.
.
.
O MENELICK 2º ATO
Quase um século após o poeta negro Deocleciano Nascimento fundar na cidade de São Paulo o jornal O Menelick (1915), e sentindo a mesma necessidade que, a época, fomentou a sua criação, ou seja, o desejo de instrumentalizar um movimento de identidade étnica que enfrentasse as barreiras de uma imprensa (Grande Imprensa) impermeável aos anseios e reivindicações da comunidade, nasce, em 2010, a revista O Menelick 2º Ato – Afrobrasilidades & Afins.
.
Concentrando sua linha editorial no campo das artes, com o propósito de difundir, contextualizar e, acima de tudo, reconhecer a importância histórica dos protagonistas e movimentos artísticos de origem afro-brasileira, a publicação pretende ser um instrumento para que moradores e visitantes da cidade se apropriem, valorizem e (re)conheçam instituições, artistas, lugares de memória, centros de referência e movimentos artísticos que dialoguem com a matriz cultural afro e afro-brasileira em São Paulo.