terça-feira, 28 de outubro de 2008

O MENELICK OU QUEM SOMOS





O projeto O MENELICK 2º ATO – AFROBRASILIDADES & AFINS nasceu em maio de 2010, criado pelo jornalista e fotógrafo José Nabor Jr. Antes da revista, especificamente desde o ano de 2007, o trabalho, de mesmo nome e razão, era desenvolvido virtualmente no sítio WWW.omenelicksegundoato.blogspot.com


A revista é o mais importante braço da MANDELACREW COMUNICAÇÃO E FOTOGRAFIA, que desenvolve trabalhos de redação jornalística, publicitária, assessoria de imprensa e fotografia.

Porém, para melhor compreender quem somos, é necessário que você saiba antes o “porque estamos”.

Nossa história começa no início do século XX, precisamente no início da segunda década do novo milênio, quando os negros paulistas, sentindo a necessidade de um movimento de identidade étnica, que enfrentasse as barreiras de uma imprensa impermeável aos anseios e reivindicações da comunidade, recorreram à solução mais viável; fundar uma imprensa alternativa. A idéia era que naquele espaço estivessem assuntos que refletissem seus desejos, denúncias, bem como a sua vida associativa, cultural e social.

Assim, em 1915, começa a circular em São Paulo uma das mais importantes manifestações da trajetória do negro brasileiro na luta pela cidadania, a chamada imprensa negra paulista, cujo primeiro jornal intitula-se O Menelick, criado pelo poeta negro Deocleciano Nascimento.

A publicação conseguiu grande prestígio na comunidade negra, difundindo aquilo que os seus redatores achavam mais interessantes para a vida social e cultural dos negros. Após o primeiro, dezenas de outros se sucederam até meandros do início da década de 60, período que ficou conhecido como a primeira fase da imprensa negra paulista.

Voltando para o século XXI, com intenções editoriais, políticas e sociais semelhantes, foi fundada a revista O MENELICK 2º ATO, que tem como missão apresentar, contextualizar e refletir a produção artística (música, o cinema, o teatro, as artes plásticas, a fotografia e a literatura) afro, popular e urbana brasileira e da diáspora. Publicação independente, desde julho de 2011 tem periodicidade trimestral.



* No século XI a.C. Menelick 1º foi Rei da Etiópia (único país africano integralmente livre durante o passar dos séculos), era filho da Rainha de Sabá e do Rei Salomão.

* O logotipo da revista, desenvolvido pelo designer gráfico e músico Edson Ikê, reconstrói através da coroa e dos traços largos a figura do rei.




QUEM SOMOS





Nabor Jr.
Jornalista e Fotógrafo


Renata Felinto
Artista plástica, Educadora e Pesquisadora




Cristiane Gomes
Jornalista e Dançarina




Alexandre Bispo
Curador e Crítico de Arte





CONTATO
omenelick@gmail.com