quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Cada um no seu quadrado

X

Esta semana começou turbulenta para os mais "ácidos" freqüentadores dos muros, fachadas e beraus da cidade de São Paulo. Digamos que não chega a ser uma treta de fato (imagino que não seja para tanto), mas um mal estar - talvez desnecessário, se instalou entre grafiteiros e pixadores neste final de semana.

Um grupo de pixadores destruiu (no rolinho sem dó) três importantes painéis de grafite da cidade. O painel em homenagem a Imigração Japonesa (no buraco da av. Paulista), um Beco da Vila Madalena e um painel do Sesc, na rua 24 de Maio, no centro.

Foram escritas por cima dos desenhos frases como: “Demasiado Humano” e “Além do bem e do mal”, referências da obra do filósofo alemão Friedrich Nietzsche.

Em entrevista concedida ao jornal Folha de S. Paulo, e publicada nesta terça-feira (26), um dos elementos que participou do referido ato (e de nome não identificado em tal reportagem) disse que o grupo quis “protestar contra o caráter comercial e capitalista que tomou conta do grafite”.

Particularmente não concordei com a atitude, diferentemente da “intervenção a fórceps” que aconteceu no andar vazio da Bienal, no domingo. Quem sabe da caminhada? da base? E do role de cada grafiteiro pra atropelar o trampo do cara?

A atitude rompeu com um dos mais antigos códigos de respeito que existe entre ambos “artistas”, o de não atropelar o trampo um do outro e vice-versa.

Concordo com o argumento do grafiteiro Nunca: “Coisa de pessoa ignorante que acaba privando a população pobre do acesso a arte de rua, que está lá, exposta gratuitamente”.

Já fui pixador (e gostava hein. Te falar que até hoje, as vezes aparece uma lata do nada ai...bom, deixa no gelo), atualmente grafito (esporadicamente, e gosto muito também), não sei se os caras que fizeram os pixos representam o que pensa a maioria da, digamos, categoria, mas acho que o respeito tem que prevalecer. Sem mais delongas!

ps. Desculpa começar o blog com postagens deste tipo, quero dizer com um texto ½ que na primeira pessoa e tal - já que a principio este espaço foi criado com outros propósitos. Mas acontece que foi um fato importante, ocorrido em locais pra lá de tradicionais por suas paredes coloridas, e que deve ser discutido.

Nabor