Em parceria com o Ateliê OÇO, o lançamento da edição #4 da revista
O MENELICK 2º ATO será acompanhado de exposições e mesas de debate sobre a arte contemporânea afro-brasileira
.
.
.
.
Para celebrar o lançamento da edição 04 da revista O MENELICK 2º ATO – Afrobrasilidades & Afins, a publicação, em parceria com o Ateliê OÇO, promove entre os próximos dias 19 de fevereiro e 19 de março o evento O MENELICK 2º ATO no OÇO.
.
Além de abrigar o lançamento oficial da revista, que acontecerá neste sábado (19), às 16h, O MENELICK 2º ATO no OÇO também marca o início da temporada de exposições do Ateliê.
.
Assim, como parte do evento, durante um mês estarão expostos no Ateliê obras do quadrinista Marcelo D´Salete e do fotógrafo Wagner Celestino, ambos retratados na edição 04 da revista.
.
A curadoria da mostra, com imagens do ensaio Velha Guarda das Escolas de Samba da Cidade de São Paulo, de Wagner Celestino, e ilustrações e desenhos de Marcelo D´Salete, entre eles originais do livro Noite Luz, é assinada pelo curador e artista plástico Claudinei Roberto.
.
Também está previsto para o período a realização de mesas redondas com os expositores e com a equipe de produção da revista.
.
.
.
O MENELICK 2º ATO NO OÇO
Dia 19 de fevereiro (Sábado), a partir das 16h.
Entrada gratuita.
.
ATELIÊ OÇO
Praça Carlos Gomes, 115, Liberdade.
.
.
.
+
www.atelioco.com.br
www.omenelicksegundoato.blogspot.com
.
.
.
.
.
.
WAGNER CELESTINO
Fotógrafo paulistano que explora as temáticas social, cultural e étnica em seus trabalhos, Wagner Celestino, 59, tem imagens expostas no Museu Afro Brasil e um raro dom para produção de retratos.
.
Em março de 2003, iniciou o audacioso projeto de registrar os remanescentes da Velha Guarda das Escolas de Samba da Cidade de São Paulo.A visita à memória negra paulistana através das imagens dos seus sambistas pioneiros, protagonistas dos primeiros batuques dos cordões carnavalescos da cidade, resultou em um ensaio poético, simples e sereno, que faz jus a importância histórica dos 29 personagens retratados. As imagens expostas nesta mostra são uma verdadeira homenagem aos olhos e ouvidos dos paulistanos, sejam eles sambistas ou não.
.
.
.
MARCELO D´SALETE
Professor, pesquisador, designer gráfico, ilustrador, desenhista e roteirista de HQ´s, o multifacetado Marcelo D´Salete já teve suas histórias em quadrinhos publicadas em expressivas revistas do gênero, como a universitária Quadreca, a eslovaca Stripburger, a argentina Suda Mery k! e as brazucas Front, Graffiti, Contos Bizarros e +Soma.
.
Um dos seus trabalhos mais aclamados pela crítica, o livro Noite Luz, lançado em 2008, foi indicado como um dos 100 melhores quadrinhos da década pelo site argentino Comiqueando.
.
.
.
O MENELICK 2º ATO
Quase um século após o poeta negro Deocleciano Nascimento fundar na cidade de São Paulo o jornal O Menelick (1915), e sentindo a mesma necessidade que, a época, fomentou a sua criação, ou seja, o desejo de instrumentalizar um movimento de identidade étnica que enfrentasse as barreiras de uma imprensa (Grande Imprensa) impermeável aos anseios e reivindicações da comunidade, nasce, em 2010, a revista O Menelick 2º Ato – Afrobrasilidades & Afins.
.
Concentrando sua linha editorial no campo das artes, com o propósito de difundir, contextualizar e, acima de tudo, reconhecer a importância histórica dos protagonistas e movimentos artísticos de origem afro-brasileira, a publicação pretende ser um instrumento para que moradores e visitantes da cidade se apropriem, valorizem e (re)conheçam instituições, artistas, lugares de memória, centros de referência e movimentos artísticos que dialoguem com a matriz cultural afro e afro-brasileira em São Paulo.