terça-feira, 11 de agosto de 2009

UM ROMANCE DE GERAÇÃO

crítica
filme: Um Romance de Geração
Brasil/2008
Direção: David França Mendes
Com: Isaac Bernat, Lorena da Silva, Susana Ribeiro, Nina Morena
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos


Experimentalismo salva filme que coloca a imagem em segundo plano


Complexo, conceitual e extremamente alternativo, quase documental. O filme “Um Romance de Geração”, do diretor David França Mendes, baseado do livro homônimo do escritor Sérgio Sant´Anna, faz jus, comercialmente falando, ao fato de estar sendo exibido em única sala em toda a cidade de São Paulo.

Do início ao final do filme (que conta a vida do escritor Carlos Santeiro, esquecido pela mídia por não conseguir emplacar novos trabalhos após o sucesso do primeiro e único romance que publicou) o experimentalismo é que dita a cadência da produção.

A quebra de ritmo provocada pelas constantes inserções que intercalam a história de Santeiro com diálogos envolvendo o grupo de atores protagonistas do filme (Isaac Bernat, Lorena da Silva, Susana Ribeiro e Nina Morena), acompanhados de David França e Sérgio Sant´Anna, lendo trechos do livro que será adaptado, evidencia que a produção foi pensada e produzida para ser exibida em festivais ou em salas alternativas, sem a pretensão de agradar o grande público, chegando até mesmo flertar com o amadorismo, tamanha despreocupação com a estética das cenas e a densidade dos diálogos.

Underground pelo formato experimental e didático do ponto de vista que as seis pessoas diretamente envolvidas com a produção do filme são frequentemente registradas através de inserções que os mostram discutindo e apontando as melhores saídas para a adaptação da obra ao cinema, o despretensioso “Um Romance de Geração” demonstra claro objetivo em atingir a classe artística, o chamado público intelectual e os cinéfilos apreciadores de filmes não-comerciais.

Ora concentrado em França, Sant´Anna e nos atores (captados em close e em conversas informais), ora na história de Santeiro, “Um Romance de Geração” se passa no final de década de 70, na cidade do Rio de Janeiro, e retrata as paranóias e inquietudes que perseguem um escritor que viu seus 15 minutos de fama afundar em um copo de vodca ao não conseguir dar seqüência a sua boa estréia no mundo literário. Esquecido pela mídia, seu principal objetivo é escrever o Romance de uma geração, um livro capaz de agradar toda uma leva de homens e mulheres que cresceram em meio às manifestações militares e estudantis que acometeram o Brasil na década de 60.

Pouco talentoso, como ele próprio se define, Santeiro, que aponta a sorte como a principal causa do seu repentino sucesso, é o típico estereótipo do escritor do início da segunda metade do século XX, quase sempre representando por um sujeito de palavras difíceis, sem vaidades, vida boêmia e meio cafajeste.

Deprimido, afundado no álcool, viciado em corridas de cavalos e tomado por uma profunda impotência produtiva, ele observa em uma jornalista (interpretada por três artistas diferentes) escalada para entrevistá-lo, a oportunidade de voltar à mídia ou, no mínimo, ter uma animada noite de sexo.

Ao mesmo tempo em que a compreensão do filme é dificultada pelas freqüentes inserções, troca de atrizes que representam um único papel, ausência de trilha sonora e diálogo denso, esses também são os principais atrativos de “Um Romance de Geração”.

O processo de criação e experimentação, evidenciados nos diálogos envolvendo os atores, o diretor e o escritor da obra original, que tem a pretensão de ser espontâneo e demonstrar que os textos não foram decorados, é rico em detalhes, como se o filme reuni-se ao mesmo tempo o ensaio e a obra finalizada. Esta característica documental e auto-explicativa assemelha-se a estrutura utilizada no filme “Como fazer uma história de amor”, do diretor José Roberto Torero.

Entre alhos e bugalhos, “Um Romance de Geração” não deve agradar ao público habituado as grandes produções nacionais, com atores globais e desfiles de corpos sarados, tão pouco a quem procura uma grande história, mas contentará os ávidos por experimentações que apreciam formatos que fogem da mesmice do mercado cinematográfico. Um verdadeiro chute no traseiro da indústria cultural.