terça-feira, 10 de março de 2009

Mulher Elétrica


Como de costume, o Dia Internacional das Mulheres, comemorado no domingo (8), reascendeu no noticiário nacional dezenas de discussões envolvendo a Mulher, suas conquistas e batalhas, muitas ainda distantes de serem vencidas, é vero!

Um dia para exaltar a presença feminina no mundo é muito pouco. Todos os dias são delas e, na maioria das vezes, para elas. Por isso, a data, a primeira vista, por ser um dia aparentemente como os ouros, assim como dezenas de comemorações do nosso calendário, soa banal. Mas não é.

Considero a data importante justamente por reavivar os questionamentos sobre o papel e as condições da Mulher na sociedade contemporânea (por mais que durante os outros 364 dias do ano pouca coisa mude).

Ao meu ver, porém, a discussão não envolve apenas a conscientização e a modernização de pensamento dos homens, mas, principalmente, a posição e as ambições das próprias mulheres. Hoje, salvo engano, maioria no planeta.

Admiro, respeito e acho inquestionáveis as conquistas das mulheres. A beleza, sensibilidade, graça, força e outras milhares de qualidades as credenciam a ter muito mais do que possuem hoje.

Mas a mulher, como disse Mano Brown, é “Elétrica”, e ainda verá sua importância ser reconhecida.