quinta-feira, 3 de novembro de 2011

AFRICANOFAGIAS PAULISTANAS

Para celebrar o mês da Consciência Negra, no Ano Internacional dos Afrodescendentes a
Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta Africanofagias Paulistanas, uma programação temática que acontecerá durante todo o mês de novembro. Africanofagias Paulistanas proporcionará ao público um conjunto de atividades que destacam a presença africana na história da cidade de São Paulo. Essa experiência social de africanos e afrodescendentes está amalgamada na dinâmica da vida paulistana, misturada às heranças indígenas e européias e está presente em espaços históricos importantes, na linguagem cotidiana, nos símbolos que portamos e exibimos, nas artes. Africanofagias Paulistanas é um projeto inspirado na antropofagia de Oswald de Andrade, que ao ver o Brasil como uma espécie de boca que tudo come lançou as bases para entendermos nossa cultura tão peculiar.

A programação trará debates com especialistas, visitas temáticas acompanhadas de oficinas
poéticas e apresentações de artes cênicas e de música. Veja programação completa no site da
Pinacoteca.

Além da Pinacoteca do Estado de São Paulo, outras duas instituições parceiras, o Museu de
Arte Sacra e MNegritouseu da Língua Portuguesa, também participam. As visitas temáticas com oficinas poéticas serão oferecidas em cada um destes museus.

No acervo da Pinacoteca do Estado algumas obras que remetem à temática afro-brasileira
estarão identificadas com o logotipo do Africanofagias Paulistanas. Estas obras estarão sinalizadas com o objetivo de relacioná-las à temática desta programação.



PROGRAMAÇÃO (auditório da Pinacoteca do Estado, aos sábados)

05 de novembro
(das 10h às 13h)
Tema: Os africanos nas terras paulistanas.
Apresentação e discussão de pesquisas histórico-antropológicas relacionadas à presença africana na cidade com os palestrantes: Dra. Regiane Augusto de Mattos, Doutorando Milton Silva dos Santos e Professora Dra.Vanicléia Silva Santos enfatizando essa presença histórica que se transforma e se atualiza em discussões como a importância dos babalorixás (pais de santo) na manutenção do candomblé urbano. O conhecimento dos feitiços e mandingas aclimatados no Brasil e os sentidos que o termo mandinga assume no presente. A mediação é do
cientista social, curador e mestrando em Antropologia Social Alexandre Araújo Bispo.

12 de novembro (das 10h às 13h)
Tema: Negro paulistano me tornei, na metrópole que adotei.
Trata-se de apresentar as trajetórias de personalidades negras que migraram para São Paulo e que, aqui constituíram as suas biografias. Os palestrantes são: Professora Dra. Ligia Ferreira (UNIFESP) que falará sobre o jornalista e advogado Luiz Gama, Dra. Flávia Rios que abordará a obra da escritora Carolina Maria de Jesus; Professor Dr. Nelson Inocêncio (UNB) que abordará a biografia do artista plástico Emanoel Araújo. A mediação é da Professora Dra. Maria Aparecida Lopes (UFT).

19 de novembro (das 10h às 13h)
Tema: Africanizando o cotidiano paulistano.
Tratará da presença africana nas ações do dia a dia, desde os modo de expressão oral às práticas populares religiosas e festivas a partir das pesquisas do escritor e jornalista Oswaldo de Camargo; da artista plástica, folclorista e escritora Raquel Trindade; e do escritor, poeta e Dr. Luiz Silva ou Cuti. Mediação do escritor, historiador e Mestre em Educação Allan da Rosa.

26 de novembro (das 14h às 15h30)
As vertentes das expressões artísticas afro-brasileiras na cidade: continuidades. Conversa com representantes dos coletivos de teatro e grupos musicais, com foco sobre os processos de criação cênica e musical que se referem às tradições africanas e afro-brasileiras como fonte de pesquisas e as trazem para o espaço urbanidade. Mediação do jornalista e idealizador da revista de cultura urbana “O Menelick 2ºAto: Afrobrasilidades e afins” José Nabor Júnior.



Visitas temáticas
As visitas temáticas acompanhadas de oficinas poéticas acontecerão simultaneamente nas três
instituições, sempre das 14h às 15h30, abordando temas que estão relacionados aos acervos expostos em cada uma delas.

- Na Pinacoteca do Estado o tema é a ausência e a presença do negro na construção da identidade paulistana.

- No Museu de Arte Sacra o tema é a presença do elemento negro nas festas sacras católicas.

- No Museu da Língua Portuguesa o tema é a influência africana na corporeidade e no vocabulário brasileiros.


APRESENTAÇÕES
Espaço Octógono, aos sábados, 16h30 às 18h.

05 de novembro
O canto das lavadeiras e rezadeiras que se faz presente com o requinte da batucada de terreiro no samba do Curimba, núcleo formado por pastoras do Grêmio Recreativo de Resistência Cultural Kolombolo Diá Piratininga para difundir o samba paulista e seus mestres.

12 de novembro
O som que integra a vitalidade percussiva das festas de Maracatu com o improviso dos Mcs do rap do grupo Zinho Trindade e o Legado de Solano.

19 de novembro
Companhia de Arte Negra As Capulanas. Nesta apresentação a Cia apresenta o trabalho "Quando as palavras sopram os olhos... Respiro!", inspirado no livro “Cartas para minha mãe”, de Teresa Cárdenas. * 16h às 17h30.

26 de novembro
Grupo Clariô de Teatro apresenta a peça “Urubu come carniça e voa”, montagem inspirada nos textos de João Flávio Cordeiro, o Miró de Muribeca, poeta negro pernambucano que faz da poesia a maneira mais concreta de responder a violência sofrida e observada por ele cotidianamente.