domingo, 2 de janeiro de 2011

A BAGUNÇA DAS GAVETAS

por Edilamar Galvão
esporos.wordpress.com
.
.
.
É mesmo uma espécie de benção essa capacidade que nós temos de reinventar o tempo e terminar o infindável. Porque é isso terminar um ano. Bonito imaginar que marcamos um ponto qualquer na órbita celeste e ali determinamos que ela acabe para recomeçar de novo no mesmo ponto. Mas a órbita mesmo não sabe onde começa ou acaba, pois ela nunca começa e nunca termina.
.
Uma pena, talvez, esse ponto imaginário não coincidir, como já fora um dia, com os solstícios de inverno e verão, marcando a distância entre o dia mais curto e, na outra extremidade, o mais longo de uma sucessão de dias e noites em que a natureza faz seu ciclo. Medido assim, o tempo parece ter mais sentido. No entanto, a poeticidade do fato natural embacia sua verdade escondida: Somos nós e as coisas, antes, sempre a terminar e a começar. De uma obviedade espantosa.
.

.
Por isso é preciso descansar do tempo infindável.
.
E há realmente algo de maravilhoso em pensar que o ano acabou e que, com ele, tantos problemas “ficaram para trás”. Que, afinal, podemos “renovar as esperanças” para esse “novo ano” que virá. Nossa energia vital se revigora como peregrinos a alcançar mais uma cidade no seu itinerário, onde terão seu pouso restaurador antes de prosseguir viagem.
.
Sabemos que há calendários de outras tradições, mas podemos pensar numa variante mais científica: Dizem os astrofísicos que o universo tem 15 bilhões de anos. Nós poderíamos estar então no ano 15 bilhões, se contássemos desde o início dos tempos; ou no ano 4 bilhões e 600 mil, a contar do sistema solar; e, para ficar “mais perto” do homo sapiens, poderíamos estar no ano cem mil, pelo menos.
.
Estamos, porém, apenas em 2010 – e suspendemos assim um pouco do peso do tempo. Poderíamos discutir de maneira quase tão infindável quanto o próprio tempo a natureza do recorte. E ele não seria mais ou menos verossímil que qualquer outro. A não ser porque esse “pegou” e ficou oficial. Assim, fogos de artifício explodem no mundo inteiro todo dia 31 de dezembro e mesmo aqueles que por motivos religiosos se recusem a comemorá-lo, convertem-se obrigatoriamente à sua medida universal e, talvez, com sorte, consigam esquivar os ouvidos e os olhos da algaravia das comemorações.
.

.
Inegável, porém, a alegria de imaginar e se convencer das dores e amores que serão deixados para trás. Anos passados para amores passados. Para dores passadas. Para rancores passados. Para fracassos passados. Para erros passados. Que fiquem lá com suas histórias, suas paisagens e suas roupas velhas. Inútil resistir ao tempo. Cada ano um novo cultivo. Que as colheitas fartas sejam mais numerosas que os períodos de estio. Mas haverá um e outro. E um e outro felizmente acabará.
.
Dizem que cada dia é um novo dia, mas um ano novo é um pacote inteiro de dias fresquinhos. Outra coisa! O ano passado é muito melhor que ontem. 31 de dezembro não é apenas ontem de primeiro de janeiro. É o último dia do ano passado. Quando você “fecha” o ano que passou e aproveita para empacotar e despachar com ele aquilo que fica bem nas prateleiras do passado. Sejamos sinceros: que enorme prazer não será encaixar nessas prateleiras o nome de uma ou outra pessoa, um vício, uma parte de si mesmo, dois ou três sentimentos imprestáveis...
Melhor guardar uma ou outra coisa improvável e deixar que o coração se encarregue do resto.
.
.
Então, cá estamos, tão próximos de 2011, conferindo nossas listas de metas e desejos de um ano atrás com mais ou menos satisfação e refazendo as intenções para o ano novo. Como se roupa nova ele fosse. Uma roupa sem as memórias das outras. Uma roupa novinha em folha para momentos ainda não vividos. Uma roupa para se impregnar de outras memórias. Uma roupa nova para vestir o mesmo corpo, um pouco mais velho, mas agora com aparência renovada em sua nova roupa. Esse corpo torturado de memórias, amaciado de desejos, ou um corpo ainda jovem e já suado de tanta avidez. Uma roupa nova capaz de harmonizar as mudanças do corpo e da alma.
.
Por isso eu adoro um ano novo. Adoro vesti-lo no primeiro dia do ano e pensar com isso que ele será inteiro novo e exclusivo para as coisas novas que virão. Que, sim, ficarão no passado os momentos bons. Eles deixarão saudade. Saudade que preencherá a vida nos intervalos, nos momentos de arrumação, num dia próximo do final de um próximo ano pensando de novo no fim e no começo de cada coisa como quem arruma o guarda-roupa, as gavetas e o escritório desapegando-se de quase tudo, pois o mais importante na vida é ter espaço.
.

.
2011! Pode entrar!