segunda-feira, 23 de março de 2009

Racismo não existe!


Passou despercebido como um gatuno e invisível como o vento, mas apesar disso, está tão presente em nossas vidas quanto a água que bebemos ou o pileque que tomamos. Trata-se do Racismo. No sábado (21), foi comemorado (por quem se lembrou da data) o Dia Internacional de Combate ao Racismo.

Tema pra lá de debatido, torcido e remoído, por isso, não vou aqui decorrer sobre o assunto. Porém, como Negro que sou, acho legal não me abster da oportunidade de me pronunciar.

Para isso, vou penas “reconstruir” a famosa frase de um (dos milhões) de negros (pessoas mais afetadas com a descriminação racial) que tiveram êxito em suas caminhadas. Falo de Bob Marley, que dispensa comentários, seja por seu talento, inteligência ou engajamento, e que uma vez disse: “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra”.

Sábia colocação. Perfeita para ser discutida e lembrada no dia 21 de Março.
Contudo, sem pedir licença ao “Rei do Reggae”, eu diria mais: Enquanto a cor da pele, a condição social, a opção religiosa, sexual e intelectual do indivíduo for mais importante que o brilho dos seus olhos, haverá guerra e desconforto.

Pessoas passando fome, tragédias naturais acontecendo a rodo e ainda temos que ver nossos irmãos se desgastando com a promoção da igualdade racial ao redor do mundo? Será que realmente estamos no século XXI?

É uma pena, mas parcela da sociedade ainda continua tratando com descrédito, indiferença e inferioridade as pessoas não brancas.

Lógico que não me refiro ao povo brasileiro, afinal, no Brasil, onde “Preto e Dinheiro” são palavras rivais, racismo não existe.

Tudo acontece para a nossa segurança.

Agora deixa eu ir, que amanhã é dia de branco!



ps. Obrigado Bob Marley e Mano Brown, por proporcionarem reflexão e enriquecimento cultural em suas canções.