segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Porque no te calas!? (Sagaz homem fumaça)


Fugindo (bastante) dos assuntos relacionados a produção cultural na selva de pedras, porem, com a intenção discutir sobre dois temas relevantes e extremamente presentes no nosso cotidiano, a Política e o Racismo, resolvi comentar sobre algo que li hoje (16), na coluna da dona Monica Bergamo, na Folha de SP.


A nota começava dizendo que na final da última semana, o vereador Agnaldo Timóteo (PR-SP), acusou os colegas da Câmara Municipal de racismo, ao defender a aprovação das contas da administração de Celso Pitta (PTB-SP), quando este ocupou a cadeira de Prefeito de São Paulo.
De acordo com o texto, mo Plenário da Câmara, ao ver que era um dos poucos que votaram a favor do ex-prefeito, Timóteo foi à tribuna e disparou: "Enquanto o mundo vibra com a transformação da imagem administrativa promovida pelo Obama, meus colegas branquelos querem ferrar o Celso Pitta?".


Concluindo, não houve votos suficientes para a aprovação das contas, e o assunto ficou de voltar a pauta nesta semana. Segundo a coluna da Folha, um dos primeiros projetos de Timóteo na nova legislatura é para mudar o Dia da Consciência Negra de 20 de novembro para o primeiro domingo de outubro, coincidindo com a data das eleições. "Assim os negros tomam vergonha na cara e começam a se unir para eleger seus irmãos étnicos”.


Bom, para variar (quem já o ouviu sabe disso), mais uma vez o nobre parlamentar perdeu a oportunidade de se calar. Não digo apenas pelo fato de defender a conhecida administração do ex-prefeito Celso Pitta, que provou a sua “honestidade” ao passar pela prefeitura da capital, mas que, independente da sua cor de pele, não deve ser punido sozinho (já que não participou de um monologo. Afinal, saquear recursos da maquina publica em vôo solo não é fácil).


O que realmente me chama atenção no texto é a fala do vereador, comparando dois extremos, a cor da pele e o caráter. As ações de um (caráter), não dependem do outro (cor), como sabemos.
O negro não precisa utilizar das virtudes, ou malefícios (como assim pensam alguns) da sua bela pigmentação para ter vantagem em suas relações. O negro merece sim ter o seu espaço, mas por outros critérios (muito mais relevantes, diga-se de passagem, e que milhares de negros brasileiros os possuem).


A beira do ano de 2010, um homem publico, querer inocentar ou punir alguém utilizando como artifício a cor da sua pele é um grande prova da alienação política impera em muitas das câmaras e assembléias Brasil a fora.


Aproveitando a comparação com o presidente Obama (que também foi citado pelo nobre vereador), assim como aconteceu nos E.U.A, gostaria muito que um negro governasse o Brasil. Não chegando pela culatra, mas pela sua capacidade administrativa, caráter, paixão pela sua terra e seu povo.


Hasta breve





ps. Não tenho procuração para defender A, B ou C. Sou apartidario, brasileiro da gema.


ps1. Se realmente estivesse preocupado em contribuir para melhora na vida do negro paulistano, o vereador Agnaldo Timóteo não estaria preocupado em dar os péssimos exemplos que deu.


ps2. Será que ele já pensou em propor a construção de escolas técnicas e de musica nas periferias da capital? Ou será que sou tão sagaz e fui o primeiro a ter esta idéia?



ps3. Ainda bem que votei no Aluno Alberto (sic)