terça-feira, 13 de dezembro de 2011

FONES DE OUVIDO COM ATITUDE (E GRAVES)

Por Andrew J. Martin
Para o The New York Times
Dezembro, 2011





Para Dr. Dre, membro fundador da banda N.W.A, que cultivou o som de rappers como Snoop Dogg, Eminem e 50 Cent, o que começou como um negócio secundário se transformou em uma empresa de vários milhões de dólares.

Dr. Dre, nascido Andrew Young, faz propaganda do novo som quente em fones de ouvido. Para surpresa de quase todo mundo, exceto dele e seus sócios, seu Beats by Dr. Dre redefiniu os fones de ouvido, assim como quanto as pessoas se dispõem a pagar por eles. Um par de Betas custa cerca de US$ 300 – quase dez vezes o preço dos fones que vêm com o Ipod. E apesar dos tempos de vacas magras estão vendendo bastante.

Se os Beats valem quanto custam é tema de debate. As críticas são mistas, mas muitas pessoas adoram. Os fones de ouvido criados por um ex-designer da Apple têm uma aparência elegante e moderna. Os Beats também oferecem uma vibração de celebridade e muitos graves.
Tantos graves, na verdade, que especialistas em áudio dizem que distorcem o som da música.
“Em termos de desempenho de som, eles estão entre os piores que você pode comprar”, diz Tyll Hertsens, editor-chefe do InnerFidelity.com, um site para fãs de som. “Eles são absoluta, extraordinariamente ruins”.

Mas as vendas anuais se aproximam de US$ 500 milhões, e o Beata transformou os fones de ouvido em um acessório de moda. Esse sucesso improvável provocou uma reformulação no setor. Os rappers Ludacris e 50 Cent apoiaram suas próprias marcas de fones. A empresa Beats e seu sócio, Monster Cable, processaram alguns concorrentes, alegando quebra de patentes.

O Beats by Dr. Dre “provocou uma confusão entre as empresas que entram na categoria, muitas das quais contavam com o apoio de celebridades ou estilo, em vez de se concentrar na qualidade do áudio em si”, disse Ross Rubin, diretor-executivo de análise da indústria na NPD.
“O que o Beats fez”, acrescentou Rubin, “foi expandir o mercado e tornar aceitável o preço elevado, tanto pelo design e a marca quanto pela qualidade do som”.

Até os antigos fabricantes de fones se beneficiaram. Stefanie Reichert, vice-presidente de marketing estratégico da Sennheiser USA, disse que o Beats foi o primeiro a comercializar fones de ouvido como uma opção de estilo de vida, em vez de um mero equipamento de áudio.
“Eu tiro o chapéu para eles, devo dizer”, disse Reichert.

Jimmy Iovine, presidente da Intercope Geffen A&M Records, tem um antigo e rentável relacionamento com Young e uniu-se a ele no Beats depois de um encontro casual em uma praia na Califórnia, vários anos atrás.

Quando Young lamentou que seu advogado queria vender tênis com a marca Dr. Dre, Iovine respondeu: “Esqueça os tênis, venda fones de ouvido”. Seu interesse em entrar no negócio de fones de ouvido foi provocado pelo que ele chama de um declínio na qualidade das gravações, conforme elas são comprimidas em arquivos digitais. Esse processo permite carregar mais canções em um dispositivo móvel, mas, ao fazê-lo, elimina parte da complexidade da música.
Na época, disse Iovine, os fones de ouvido tinham se tornado comuns, e “tudo o que era lançado tornava o som ainda pior”.

Ele continuou: “Você não ia querer assistir Avatar em uma tela pequena com imagem borrada, mas as pessoas estavam consumindo música desse jeito. Então nós dissemos: “Tudo hoje parece equipamento médico. Vamos dar uma melhorada no visual e ter uma boa vibração sobre ele. Mas vamos fazê-lo potente”. A dupla assinou um contrato com a Monster Cable, que fabrica cabos para áudio e componentes de vídeos, e passou vários anos aperfeiçoando um desenho, disse Iovine. O primeiro par de Baetas foi lançado em 2008, no momento em que a economia, já lenta, entrou em parafuso. “Todo mundo nos dizia que era impossível”, disse Iovine. “Mas nós fomos atrás”.

“O modo como nós escutamos música é quase o oposto do modo como essas companhias de som ouvem música”, ele disse. Muitos adoram o som. A revista Consumer Reports deu aos fones Sudio da Beats uma das notas mais altas em resenha recente.

50 Cent, nascido Curtis Jackson, está vendendo fones de ouvido chamados Sync by 50. Jackson elogiou o Beats e seus donos. “Hoje faz parte da cultura. Você quase faz uma declaração de moda”, disse Jackson. “Por causa do preço, ele diz algo sobre a pessoa que usa no pescoço”.