terça-feira, 8 de novembro de 2011

É NÓIS NA FITA: PROVÉRBIOS AFROBRASILEIROS



Inspirada no livro OWÉ/Provérbios (2007), de autoria da importante ialorixá baiana Mãe Stella de Oxóssi (1925), a exposição É nóis na fita: Provérbios Afrobrasileiros, organizada e concebida pelo curador e crítico de arte Alexandre Araujo Bispo, em parceria com a revista O Menelick 2 Ato e a Prefeitura de Santo André, tem como objetivo apresentar ao público um pouco do conhecimento e visão de mundo contido em provérbios africanos e afrobrasileiros.

Assim, além de pretender ser um produto cultural que possa auxiliar na produção de uma sociedade mais justa e igualitária, que reconheça as diferenças e promova a igualdade, a mostra ainda reforça a importância da oralidade nas comunidades de terreiros de candomblé, cujo aprendizado de cantigas, orações e fazeres passam pela fala.

A exposição é composta por 30 camisetaspenduradas em um varal bem esticado, como se estivessem secando ao sol. De modo que cada camiseta simbolize um individuo e todas juntas o grupo social. Os ditados e frases repletas de pensamento filosófico e visão de mundo apurada são estampados em camisetas brancas (lembremos que o branco é a cor de Oxalá), e postos num grande varal intercalados por feixes de tiras de cetim. O branco neste caso simboliza uma família de santo reunida. As muitas fitas de cetim apanhadas em feixes coloridos lembram a diversidade reinante na própria natureza dos orixás, tal como cultuados no candomblé, cada qual com suas preferências cromáticas, formais, alimentares, sonoras.





+
EXPOSIÇÃO: É NÓIS NA FITA: PROVÉRBIOS AFROBRASILEIROS
ABERTURA: 11 DE NOVEMBRO, ÀS 20H
VISITAÇÃO: ATÉ 02 DE DEZ. (SEGUNDA E SÁBADO DAS 10H ÀS 17H / TERÇA A SEXTA DAS 10H ÀS 20H )
LOCAL: CASA DA PALAVRA (PRAÇA DO CARMO, 171 – CENTRO/ SANTO ANDRÉ)