quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Um Morto Muito Loco


Já tinha no meu roteiro de futuras entrevistas para O Menelick – Segundo Ato, trocar uma idéia com o Fabrício, ou melhor, o Urso. Em primeiro lugar, por ele ter uma autenticidade muito interessante na sua arte, tanto é verdade que vem se destacando pelo seu role. E em segundo lugar, por termos amigos em comum e morarmos relativamente perto, o que facilitaria este contato (rs).

Nos conhecemos de outros “bangs” e, por isso (também), o que era para ser apenas uma entrevista, acabou se transformando em um lance mais informal e a conversa fluiu.

O lance aconteceu no domingo (16). Liguei pro Urso por volta das 14h, ele tinha deixado o celular em casa (e a namorada também, afinal, foi ela quem me falou onde ele estava) para dar continuidade a mais uma etapa da operação “A City é Nossa” que ele e o Chinês (8 ou 80) estão fazendo nos muros de São Caetano.

Trombei os dois pintando (sem autorização) na avenida Robert Kennedy (movimentada via da cidade). Já era o terceiro dia de trampo, cheguei na hora que os primeiros traços mais artesanais da dupla estavam começando a ganhar forma. Segue o papo....

Ficha Técnica

Nome – Fabrício
Idade – 21 anos
Formação – Estudante de Publicidade e Propaganda
Quebrada – São Caetano do Sul/ SP
Grafite – Desde 2005



Urso?
Meu primeiro contato com a arte de rua foi colando lambe-lambes. Não tinha nada de Urso até então. Depois comecei grafitando meu próprio nome. Passou um tempinho e resolvi fazer um desenho que era uma espécie de embrulho. Na verdade eram faixas formando tipo um laço. Um dia fiz um urso ao lado deste embrulho e curti. Até que cheguei neste Urso que faço hoje.

Significado
Desde o começo procurei fazer algo que ninguém entendesse mesmo, que causasse uma incógnita. Se ele estivesse vivo não teria graça! O Urso Morto gera uma ausência de sentido, não tem significado. O ser humano sempre vai procurar um sentido para tudo. Cada um faz a sua análise quanto ao meu desenho. Acho que isso deixa meu trampo mais interessante.

Rotina
Sempre rola um pouco disso, de rotina, é normal, faço basicamente sempre o mesmo desenho. Mas de um tempo pra cá resolvi incrementar meu trampo com alguns elementos. Recriei a trajetória da morte do Urso. Com ele sendo flechado, atacado por corvos. Me preocupo bastante com o layout do desenho.

Urso parte II
Estou desenvolvendo uma parada que dialoga com o cotidiano das pessoas. Comesses novos desenhos vou tentar me aproximar mais da sociedade. Penso em retratar algo que tenha provocado a sociedade durante aquela semana, daí vou descrever esta situação, a minha maneira, com todos os personagens encapuzados com a cabeça do Urso. Como se o cara matasse o Urso, pegasse a sua cabeça e colocasse por cima. Talvez também use o stencil como recurso nesse projeto.

Objetivo
Não quero salvar o mundo, só quero passar minha mensagem. Mesmo que seja uma mensagem idiota, se o cara parar para ver, já fico feliz. Só quero me divertir, e me divertir com a reação das pessoas.

Satisfação
Fico satisfeito em fazer um grafite que consegue chamar a atenção de pessoas comuns, que não são grafiteiros nem pixadores. E isso não é fácil, porque geralmente as pessoas ignoram este tipo de arte por aqui.

Admiração
Admiro os caras do Seis e Meio, a forma como o Banksy (artista de rua que usa o graffiti como forma de expressão nas ruas de Londres) se comunica. Os Gêmeos, da emoção e do sentimento que eles colocam nos trampos. Gosto muito do Obey também. Tenho esses caras como inspiração, mas admiro muitos outros.

Escalada
Acho loko escalar pra desenhar. Curto subir em um outdoor e por a minha propaganda lá. É a mesma finalidade da propaganda paga, mas para divulgar a nossa marca.

Grafite no ABC
No ABC o movimento é mais fraco do que em São Paulo. Já foi mais forte, hoje em dia ta meio parado. E não precisa de muito. Uma única pessoa já faz uma puta diferença. Você percebe isso quando alguém pára de fazer o role. Tipo o Bigho, por exemplo, fazia vários e parou. Faz falta. A gente percebe isso nas ruas.

Grafite X Pixação
O lance dos atropelos que rolou ai não é representativo. Foi um grupo. Algo pessoal. Não tenho nada contra a pixação, ate porque já pixei e todos da minha Crew pixam
A Crew chama-se Turma Sem Controle (TSC), existe há dez anos e é formada pelo Mundo (Peraltas – Durex), Zopes (Detenção – Peter), Aline (TBG), Bigho (Farsa) e Nuke (Farsa).

Zica
Já rodei na linha do trem. Fui preso e os caraio, foi foda.

Repressão
Eles pintam nossos grafites, apagam nossos fotologs, mas a gente não vai parar!

Grafite X Sociedade
Ainda somos muito excluídos. Ao mesmo tempo que tem uns que falam que somos o futuro do pais, outros falam que somos uns vândalos, uns lixos.

Muros
Tem muita gente que acha que o legal é fazer um Grafite em um lugar arriscado. Eu procuro fazer onde passa mais gente, onde as pessoas poderão ver.

Grafite X $$$
Sempre vou tentar ganhar dinheiro com o grafite. E algo que levo muito a serio, porque tem que ser levado a serio. Tem gente que morre por isso.

...$$$$
Tem um investimento alto sim. Mesmo tendo economizar, comprando o jet mais barato. Não tem jeito...

Role
Trampo como freelancer. Só deixo de pintar pela minha mina. Se for pra ficar com ela, fora isso nada me impede, to sempre pronto pra fazer um role.

São Paulo
Gosto de pintar em São Paulo, que é o lugar onde estão as pessoas que quero que vejam meu trampo. Mas pintar a sua quebrada é fundamental. Se não vem os cara e alastra.

Divulgação
Ainda quero trabalhar o site e o flickr pra lançar tudo junto. Logo mais vai acontecer.

www.flickr.com/ursomorto